Ciclismo - Glossário Olímpico e Paraolímpicos

Glossário Olímpico – Ciclismo

Modalidades: Ciclismo BMX, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista

Dividida em quatro disciplinas: ciclismo BMX, ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista, essa modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira competição da Era Moderna, em 1896, em Atenas. Cada disciplina é disputada com bicicletas específicas, com peso, marchas e tipos de quadro diferentes.

O ciclismo BMX começou a ser disputado em Olimpíadas nos Jogos de Pequim, em 2008. Essa modalidade surgiu na década de 1960, na Califórnia, Estados Unidos, e é inspirada nas competições de MotoCross, motivo este presente em seu nome: a sigla BMX, do inglês, significa Bicycle MotoCross. A competição é feita a partir da largada de uma rampa de 10 metros e segue por pista de terra com diversos obstáculos.

Já o ciclismo de Estrada, ao lado do Ciclismo de Pista, é a modalidade mais antiga, tendo a sua primeira competição nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas.

Atualmente, a competição é feita ao ar livre e em um percurso de 250 metros para homens e 140 metros para mulheres. Vence o atleta que terminar o trajeto no menor tempo. Além disso, a bicicleta utilizada é feita de material leve, com o mínimo de 6,8 kg de peso e guidão baixo, para auxiliar a aerodinâmica. Por outro lado, o Ciclismo de Pista é competido em ambientes fechados, evitando assim restrições meteorológicas. As bicicletas dessa modalidade são desenvolvidas para alcançarem o máximo de velocidade possível, por isso elas não possuem freios ou marchas, já que uma frenagem brusca acarretaria em riscos de acidentes na pista.

Por fim, a modalidade Mountain Bike surgiu na Califórnia, Estados Unidos, na década de 1960, quando alguns ciclistas começaram a fazer trilhas em montanhas e estradas de terra. A disciplina entrou para os Jogos Olímpicos em Atlanta, em 1996. As competições são disputadas em trilhas de terra irregulares, com buracos, obstáculos e elevações.

Nos jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, as competições serão distribuídas em lugares específicos. No Velódromo Olímpico do Rio, ocorrerão as competições das modalidades Ciclismo e Ciclismo de Pista. No Parque do Flamengo ocorrerão as competições de Ciclismo de Estrada. Já o Ciclismo BMX será disputado no Centro Olímpico de BMX e o Ciclismo Mountain Bike será disputado no Parque Olímpico de Mountain Bike.

Conheça os principais termos do ciclismo no glossário online abaixo, desenvolvido especialmente pela All Tasks para auxiliar tradutores e interessados em geral, durante os Jogos Olímpicos de 2016.