Esgrima - Glossário Olímpico e Paraolímpicos

Glossário Olímpico – Esgrima

Esgrima

A princípio, a utilização de espadas estava diretamente relacionada às questões militares e há registros datados com aproximadamente 1.200 a.C. sobre o seu uso. Tanto pinturas gregas quanto egípcias já retratavam guerreiros com espadas em punho.

A modalidade começou a perder seu cunho bélico, tornando-se esporte, por volta dos séculos XVII e XVIII com o surgimento do florete, uma espada com uma bola na ponta, a máscara de proteção e regras de pontuação delimitando áreas de acerto no corpo do adversário que são pontuadas.

No Brasil, a esgrima chegou durante o período imperial pelo fato de Dom Pedro II se interessar pelo esporte, e os primeiros registros da modalidade estão ligados aos militares. Posteriormente, em 1927, a partir da união entre as Federações Paulista e Carioca de Esgrima é criada a União Brasileira de Esgrima, com respaldo da Liga de Desportos do Exército e da Marinha. O único curso no país – o Curso de Mestre d’Armas – foi criado em 1937 pelo Exército Brasileiro.

A modalidade já estava presente nos Jogos Olímpicos de 1896, com as modalidades florete e sabre, e a modalidade espada foi implantada nas Olimpíadas de Londres, quatro anos depois.

Atualmente, cada competição recebe o nome de acordo com a arma utilizada e as disputas são divididas entre as três modalidades: florete, sabre e espada. Além disso, há combates individuais e por equipes.

Para as competições de esgrima durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, está sendo construída a Arena de Deodoro, localizada próximo à estação ferroviária da Vila Militar, a qual será interligada às instalações do Centro Olímpico de Treinamento. As instalações contarão com a capacidade de 5.000 espectadores.

A All Tasks, empresa-líder em traduções técnicas na América Latina, desenvolveu um glossário on-line com os principais termos de cada modalidade Olímpica, visando auxiliar os tradutores e informar aos interessados em geral sobre a terminologia que será utilizada durante os Jogos Olímpicos Rio 2016™. Confira abaixo os principais termos relacionados à esgrima.