Futebol - Glossário Olímpico e Paraolímpicos

Glossário Olímpico – Futebol

Futebol

O esporte mais popular do mundo teve a primeira aparição nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, como modalidade de exibição, entrando definitivamente para os Jogos Olímpicos já na competição seguinte, em Londres.

Porém, há registros históricos de atividades esportivas associadas ao futebol datados entre os séculos III e II a.C. na China. Esses registros estão localizados em um manual de exercícios da dinastia Han, e o jogo consistia no lançamento de uma bola com o pé para uma pequena rede. Além disso, há vários outros registros de modalidades semelhantes ao futebol por todo o mundo antigo, como na civilização Maia – em aproximadamente 3.000 a.C. –, na Grécia e Roma antigas, além de haver ocorrências entre os povos antigos da Groelândia, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Entretanto, o esporte começou a popularizar-se por volta do século XIX, quando foi adotado em três escolas da Inglaterra, como atividade física. Nesse período, a modalidade começou a adquirir regras próprias, diferenciando-se do Rúgbi. Atualmente, em Jogos Olímpicos, o esporte é praticado por equipes masculinas e femininas. As competições masculinas são regidas pela regra equipe Sub-23, implantada pela FIFA em 1992, a qual exige que todos os atletas tenham até 23 anos, com exceção de três jogadores. Por outro lado, não há limitações de idade nas disputas femininas.

As competições de futebol, considerado por muitos como a paixão nacional, ocorrerão em um dos cartões postais do Rio de Janeiro, no famoso Estádio do Maracanã, onde também serão realizadas as cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Confira abaixo os principais termos do futebol, nos idiomas oficias do Comitê Olímpico Internacional, COI. Esses termos fazem parte do glossário on-line, desenvolvido pela All Tasks, contendo os principais termos de cada esporte, para auxiliar atletas e a comunidade durante os Jogos Olímpicos de 2016.