Hipismo - Glossário Olímpico e Paraolímpicos

Glossário Olímpico – Hipismo

Modalidades: Adestramento, Salto e CCE – Curso Completo de Equitação

Desde tempos remotos o homem faz uso de cavalos, o qual foi utilizado para a realização de várias tarefas como agricultura, transporte e esporte, além de funções bélicas. Na Grécia Antiga, o cavalo aparece na mitologia como a figura do centauro, criatura metade homem e metade cavalo, esta alegoria relaciona-se à junção da inteligência humana à força física do animal. Como modalidade esportiva, o hipismo já aparece como competição durante os Jogos da Antiguidade, com disputas de corridas a cavalo e com bigas, pequenas charretes da época.

A popularidade do esporte começou a aumentar entre os séculos XV ao XVIII na Europa, principalmente o salto, sendo esta modalidade a primeira a entrar para os Jogos Olímpicos da Era Moderna, na edição de Paris, em 1900.

Atualmente, as competições de hipismo se dividem em competições masculinas e femininas, além de haver três modalidades: Adestramento, Salto e Curso Completo de Equitação (CCE).

Nas provas de Saltos, cavaleiro e cavalo devem transcorrer um percurso com diversos obstáculos no menor tempo possível, recebendo penalizações se houver falhas no salto ou se derrubar qualquer obstáculo. Já as provas de Adestramento buscam avaliar a perfeita harmonia entre cavaleiro e cavalo, por meio de movimentos obrigatórios e livres. Por fim, a modalidade Curso Completo de Equitação (CCE) reúne provas de adestramento, saltos e cross country, na qual é necessário superar obstáculos naturais. As provas dessa modalidade são conduzidas durante três dias, sendo a competição de salto decisiva para a disputa.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, as competições de hipismo ocorrerão no Centro Nacional de Hipismo, localizado próximo ao Centro Nacional de Tiro. Esse centro foi construído para os Jogos Pan-americanos de 2007, de acordo com as exigências da Federação Equestre Internacional, e passará por restaurações e ampliações para acomodar os Jogos Olímpicos.

Conheça os principais termos do hipismo no glossário on-line abaixo, desenvolvido especialmente pela All Tasks para auxiliar tradutores e interessados em geral, durante os Jogos Olímpicos de 2016.