Hóquei - Glossário Olímpico e Paraolímpicos

Glossário Olímpico – Hóquei

Hóquei

O Hóquei sobre Grama, modalidade de competição durante os Jogos Olímpicos de Verão, possui sua origem na Inglaterra, em meados do século XIX. Entretanto, há registros históricos de atividades semelhantes, porém mais simples, no Egito em 4.000 a.C., além de registros na Roma e Grécia Antigas. Apesar de sua criação moderna ter a Inglaterra como berço, afirma-se que o nome da modalidade venha do termo francês hocquet, que significa taco.

As competições do esporte ocorrem em campos com dimensões menores que um campo de futebol. As equipes são formadas por onze jogadores, incluindo o goleiro. Cada partida tem duração de dois tempos de 35 minutos cada, divididos por 10 minutos de intervalo. Os tacos utilizados são feitos a partir da mistura de fibra de carbono e de fibra de vidro e a bola é constituída de plástico e cortiça, com apenas 3 cm de diâmetro e pesando 160g.

A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres. Em 1924, nos Jogos Olímpicos de Paris, o esporte foi excluído por não haver uma entidade internacional que zelasse pela padronização do esporte. Assim, no mesmo ano foi fundada a Federação Internacional de Hóquei. Dessa forma, o esporte voltou para os Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã, permanecendo em todos os jogos desde então.

Entretanto, não só as padronizações de regras de competição são importantes para qualquer modalidade, mas também a sua terminologia. Pensando nisso, a All Tasks, empresa líder no mercado de traduções em toda a América Latina, desenvolveu um glossário on-line com os principais termos de cada esporte. Confirma abaixo os principais termos do Hóquei.