Glossário Olímpico - Judô - All Tasks

Glossário Olímpico – Judô

Judô

Esta arte marcial originou-se no Japão em 1882, e foi desenvolvido a partir da combinação do Jujitsu com diversos movimentos de outras modalidades. O objetivo do Judô é desenvolver técnicas de defesa pessoal, além de fortalecer o físico, a mente e o espírito. A técnica principal do esporte é utilizar a força e o equilíbrio do adversário contra ele. Além disso, por traz da modalidade estão diversos ensinamentos, como por exemplo, somente é possível se aproximar da perfeição quando esta for buscada com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.

A modalidade teve grande aceitação por todo o mundo e tornou-se um esporte oficial no Japão já no final do século XIX. Na Europa, o primeiro clube de Judô foi fundado em 1918 e, no Brasil, a disciplina chegou junto com os imigrantes japoneses já década de 1910. Entretanto, apesar de sua rápida aceitação, o Judô entrou para os Jogos Olímpicos somente em 1964, em Tóquio. A modalidade ficou fora dos Jogos Olímpicos do México, em 1968 e teve seu retorno durante os Jogos de Munique, em 1972, permanecendo até os dias de hoje.

As competições de Judô, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, serão realizadas no Hall Olímpico 2 que está sendo construído no núcleo do Parque Olímpico do Rio e será integrado ao Centro Olímpico de Treinamento, COT, e contará com instalações de treinamento permanentes, as quais serão utilizadas após os Jogos Olímpicos do Rio 2016™.

A All Tasks, empresa-líder em traduções técnicas na América Latina, desenvolveu um glossário on-line com os principais termos de cada modalidade Olímpica, visando auxiliar os tradutores e informar aos interessados em geral sobre a terminologia que será utilizada durante os Jogos Olímpicos Rio 2016™. Confira abaixo os principais termos relacionados ao Judô.