Glossário Olímpico - Levantamento de Peso - All Tasks

Glossário Olímpico – Levantamento de Peso

Levantamento de peso

Pela Agência de Traduções geradora do Glossário Olímpico

Assim como o Atletismo e a Luta Livre, o Levantamento de Peso é praticado desde a Antiguidade, como forma de desenvolver a potência muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Seu desenvolvimento como o esporte praticado atualmente só se deu no final do século XIX e o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1881.

Como o próprio nome diz, o objetivo da modalidade é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até acima da cabeça, utilizando pesos presos em uma barra de aço. A competição consiste em duas provas, o arranco e o arremesso. Na primeira prova, o atleta levanta a barra em um único movimento, do solo até acima da cabeça, sem apoiar em nenhuma parte do corpo, permanecendo com os braços estendidos por até dois segundos. Na prova de arremesso, o competidor levanta a barra, primeiro até a altura dos ombros, depois se agacha e, utilizando também a força das pernas, ergue o peso acima de sua cabeça.Em cada prova, o competidor possui três tentativas para fazer o movimento correto, sendo que o aumento mínimo de peso da primeira para segunda tentativa é de dois quilos, e da segunda para a terceira, de um quilo. A nota final do participante é a soma dos pesos das duas provas e, em caso de empate, o vencedor é o atleta com menor massa corporal. A disputa acontece em um tablado de 4 m x 4 m.

O Levantamento de Peso foi um dos esportes presentes na primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em 1896, em Atenas, inicialmente como parte do programa de Ginástica e depois passando para o Atletismo. A competição feminina só passou a fazer parte dos jogos em 2000, nas Olimpíadas de Sidney.

No Rio de Janeiro, em 2016, o Levantamento de Peso contará com 15 categorias, oito masculinas e sete femininas, organizadas de acordo com o peso corporal de cada atleta. A disputa acontecerá no Pavilhão 6, um estádio com área total de 14 mil m2 e capacidade para 6.500 espectadores.

Confira abaixo os principais termos dessa modalidade, nos idiomas oficias do Comitê Olímpico Internacional, COI. Esses termos fazer parte do glossário online, desenvolvido pela All Tasks, contendo os principais termos de cada esporte, para auxiliar atletas e comunidade durante os Jogos Olímpicos de 2016.