Glossário Olímpico - Tiro com Arco – All Tasks

Glossário Olímpico – Tiro com Arco

Tiro com Arco

A criação e o manuseio do arco e flecha são considerados por alguns historiadores como um marco na evolução do homem, ao lado da utilização do fogo, da criação da roda e da escrita. Isso porque não só facilitou a caça durante a Pré-história, como também teve grande importância bélica nos séculos subsequentes. Após o advento das armas de fogo, o arco e flecha perdeu sua importância militar, sendo, gradativamente, utilizado como esporte. Há registros de competições de tiro com arco ainda no século XVI, na Inglaterra.

A modalidade entrou para os Jogos Olímpicos de Paris em 1900, permanecendo até 1920, quando divergências causaram a sua retirada dos Jogos. Esta pausa deve-se sobretudo às diferenças de regras do esporte entre os países participantes da competição. O tiro com arco retornou aos Jogos Olímpicos em 1970, durante a Olimpíada de Munique na Alemanha, permanecendo até hoje. Além disso, a modalidade foi uma das primeiras que permitiu competições femininas, fato este ocorrido já em 1904, durante os Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos.

No Brasil, a modalidade foi trazida por Adolpho Porta em 1955. O esporte alcançou reconhecimento internacional a partir dos anos 70, quando o Brasil organizou o Primeiro Torneio Internacional de Tiro com Arco, no qual o campeão individual foi o brasileiro Renato Joaquim Filho. A popularização do tiro com arco no Brasil vem aumentando desde a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco em 1991, o que ocorreu tanto pela fundação de federações estaduais como pelo surgimento de vários atletas.

Atualmente, a modalidade possui competições individuais e por equipes compostas por três atletas. O objetivo é acertar o mais próximo possível do centro do alvo, em diferentes distâncias. Para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil está reformando o Sambódromo do Rio de Janeiro e promovendo a revitalização da região. No mesmo local, haverá as competições de atletismo.

Entretanto, não só as padronizações de regras de competição são importantes para qualquer modalidade, mas também a sua terminologia. Pensando nisso, a All Tasks, empresa líder no mercado de traduções em toda a América Latina, desenvolveu um glossário on-line com os principais termos de cada esporte. Confirma abaixo os principais termos do Tiro com Arco.