All Tasks - Búlgaro: entre o ocidente e o oriente

Serviço de Tradução Técnica do Búlgaro

Búlgaro: entre o ocidente e o oriente

Com mais de 8 mil falantes, fortemente influenciado pelo grego, russo, alemão, francês e inglês. O idioma é dividido em dialetos: o Búlgaro oriental, com predominância do balcânico misio (da região do Mar Negro) e do rupski, considerado o mais antigo de todos; e o Búlgaro ocidental, com as variantes setentrional e meridional.

Por Juliana Tavares
Terra de antigas ruínas e estradas romanas, a Bulgária vem chamando a atenção de turistas de vários locais do mundo, interessados em explorar suas butiques fantásticas, ruas douradas, cultura dinâmica, fortalezas e resorts. O búlgaro, porém, é desafio tão ou mais intransponível que os Balcãs, uma cadeia de montanhas que se estende de leste a oeste e segue até o Mar Negro. Falado por mais de 8 mil pessoas, incluindo comunidades nas regiões da Moldávia, República da Macedônia, Rússia, Romênia, Sérvia e Grécia, o búlgaro é originário dos antigos dialetos eslavos.Os primeiros registros do idioma estão gravados em manuscritos glagolíticos, sistema criado pelos santos Cirilo e Metódio por volta de 862-863 d.C para traduzir a Bíblia e outros textos para as línguas eslavas. Em 1600, o idioma passou por mudanças que diferenciaram o búlgaro moderno de seu antecessor.

Até 1878, o idioma foi influenciado de forma lexográfica pelo grego medieval e pelo grego moderno, e numa extensão bem menor, pelo turco. Com a ascensão da região nordeste da Bulgária como centro da vida política, econômica e cultural do país no século XIX, o dialeto da região de Tarnovo e de outros locais foram incorporados ao idioma, que passou a ter três diferentes ortografias: a conservadora, baseada na interpretação russo-sérvia usado pela Igreja Ortodoxa; a progressista, baseada em dialetos de diferentes regiões do país; e a intermediária, que conciliava os dialetos de todas as regiões ao eslavo eclesiástico. Hoje, os dialetos são divididos em: o Búlgaro oriental, com predominância do balcânico misio (da região do Mar Negro) e do rupski, considerado o mais antigo de todos; e o Búlgaro ocidental, com as variantes setentrional e meridional.

Seguindo esta mesma linha, as famosas Normas Técnicas Alemãs, DIN, desenvolvidas pelo (Deutsches Institut für Normung), que determinam as melhores práticas, destinadas a definir métodos e processos, e garantir a segurança e a qualidade em diversos setores da indústria e da prestação de serviços pela enorme extensão de textos já desenvolvidos, também tem importante representatividade no cômputo da participação do idioma alemão no universo da literatura mundial.

Mais recentemente, a língua tomou emprestadas muitas palavras do russo, alemão, francês e inglês. Embora relacionados, o búlgaro e as línguas eslavas ocidentais e orientais não são mutuamente inteligíveis. É por esse motivo que a tradução, especialmente a tradução técnica do búlgaro para qualquer idioma pode ficar comprometida se realizada sem o respaldo da metodologia de uma empresa de tradução. A All Tasks possui uma equipe especializada no idioma.