All Tasks - Finlandês: o idioma do ártico

Serviço de Tradução Técnica do Finlandês

Finlandês: o idioma do ártico

Repleto de lagos e ilhas, a Finlândia é um país cuja parte do território se localiza ao norte do Círculo Polar Ártico – por isso, apenas parte do país é habitado. Não por acaso, o finlandês é falado por somente 5 milhões de pessoas. De natureza tranquila e exuberante, com o sol da meia-noite no Verão ou o crepúsculo azul do Inverno, o país é fascinante. E a língua… Apesar da semelhança com outros idiomas, entre eles o alemão, o finlandês é muito rígido e, por isso mesmo, desafiador.

Por Juliana Tavares

Língua sonora, ao melhor estilo do italiano, o finlandês é um idioma da família de língua urálicas, nome que vem da região dos Montes Urais e que incluiria, além do finlandês, o estoniano e o húngaro. Com oito vogais, que muitas vezes aparecem prolongadas ou formando ditongos, o idioma possui morfologia do tipo aglutinante.

É um idioma expressivo, rico em derivativos e conjugações. O acento tônico recai sempre sobre a primeira sílaba da palavra e o sistema de declinação possui 15 casos gramaticais para os substantivos e adjetivos. “Água”, por exemplo, diz-se “vesi”, mas o peixe “na água”, será “vedessä”, quem vai “para a água” para tomar banho, será “veteen” e quem bebe “água” será “vettä”.

O número – singular ou plural – é determinado pelas diferentes terminações em cada declinação e não existem gêneros, nem artigos. Muitas palavras internacionais possuem, em finlandês, uma terminologia etimologicamente nacional: “telefone” é “puhelin”, “computador” diz-se “tietokone”, “servidor”, “palvelin” e “disquete” é “levyke”.

Neste idioma, o verbo assume formas ativas e passivas, afirmativas e negativas, e não possui tempo futuro. Há quatro formas para o infinitivo, cada uma possuindo um significado e uso específico. O alfabeto utilizado é o latino e as letras podem ser duplicadas. Além de toda a complexidade gramatical, o finlandês possui dialetos regionais e as diferentes variantes sociais (jargões, gírias).

A curiosidade do idioma, porém, fica por conta da estrutura fonológica, que possui grande semelhança com a do japonês, idioma com o qual compartilha algumas palavras comuns (embora com significados totalmente diferentes). Tantas características, aliada às peculiaridades culturais, tornam a tradução, especialmente a tradução de manuais técnicos do finlandês para qualquer idioma um desafio que exige uma equipe de tradutores altamente capacitada, como a da All Tasks.