Serviço de Tradução Técnica do Estoniano - Empresa de Traduções - All Tasks

Serviço de Tradução Técnica do Estoniano

Estoniano: o idioma de gelo

A Estônia é, tanto quanto a Letônia e a Lituânia, um país báltico. O estoniano, língua oficial do país, é falado por cerca de 1,1 milhão de pessoas na Estônia e por cerca de dez mil pessoas em várias comunidades ao redor do mundo.

Por Juliana Tavares

Considerado um idioma fino-ugriano, assim como o finlandês e o húngaro, o estoniano apresenta características de línguas tanto aglutinativas como sintáticas – motivo pelo qual a tradução de documentos do estoniano para qualquer idioma exige profundo conhecimento da língua e da cultura estoniana.

Originário de um país que possui mais de 800 ilhas e tem 3800 quilômetros de costas, num litoral repleto de fiordes – formações rochosas originárias da ação de placas de gelo que se movimentaram rumo ao mar há mais de 12 mil anos – o idioma é marcado por vogais curtas e longas, verbos duros, indistintos, ausência de gênero gramatical, substantivos e adjetivos declinados em catorze casos e dois tipos de pronome para cada pessoa.

O estoniano possui nove fonemas relativos às vogais simples — a e i o u õ [ɤ] ä [æ] ö [ø] ü [y] — com três durações distintas. Há, ainda, 19 ditongos e agrupamentos polissilábicos de vogais. Já o sistema de conjugação verbal não apresenta distinção entre os tempos presente e futuro, e, para expressar uma ação iniciada por um sujeito indeterminado, são utilizadas formas especiais.