Serviço de Tradução Técnica do Turco - Empresa de Traduções - All Tasks

Serviço de Tradução Técnica do Turco

Turco: a força de um povo

O termo türk tem origem nas antigas línguas turcomanas e pode significar “ser humano” ou “forte” – ambas definições bastante coerentes para o turco, um idioma caracterizado pela harmonia das vogais, a aglutinação e a ausência de gêneros, falado por mais de 70 milhões de pessoas no mundo.

Por Juliana Tavares
Idioma oficial da Turquia e o idioma de fato da República Turca de Chipre do Norte, o turco é, ainda, um dos idiomas oficiais da Bulgária, no distrito de Prizren, em Kosovo, e algumas municipalidades na Macedônia. Originário da Ásia Central, na área da Mongólia e Sibéria, com os primeiros registros escritos datando de cerca de 800 d.C, o turco foi disseminado para o ocidente durante a dominação do Império Otomano, entre 1299 e 1453, quando sofreu influência de palavras do árabe e do persa.Com a consolidação da República da Turquia pelo revolucionário Mustafa Kemal Atatürk, em 1923, foi realizada uma verdadeira reforma na maneira de escrever turca: termos estrangeiros foram substituídos por palavras que remetiam aos primórdios da cultura turca, causando, em alguns casos, confusão, sobretudo entre o vocabulário de jovens e idosos. Além disso, algumas palavras vindas do turco antigo adquiriram novo significado: por exemplo, betik (antigamente “livro”) é usada hoje como “linguagem de computador”. A mudança foi uma das mais importantes no programa nacionalista do país e pretendeu produzir uma língua que fosse mais moderna, prática, precisa e mais fácil de se aprender.

Além da nacionalização de termos estrangeiros, a Turquia substituiu o alfabeto árabe, que tinha apenas três vogais, ā, ū, ī longas e muitas consoantes redundantes, pelo latino, em 1928, cujos sons são próprios do idioma.

O idioma se caracteriza por alguns aspectos: o sistema das vogais turcas possui grupos de vogais frontais, posteriores, “arredondadas” e vogais não “arredondadas”, motivo pelo qual a harmonia vogal da língua turca apresenta, alternativamente, ou só vogais posteriores (a, ı, o, and u), ou só vogais frontais (e, i, ö, ü). Os verbos são todos conjugados da mesma forma, exceto o verbo “ser”, que pode ser usado em formas compostas, encurtadas.

O turco é, ainda, uma língua aglutinativa: uma palavra pode ter muitos afixos e, assim, criar outra palavra; verbos podem ser gerados a partir de substantivos e substantivos a partir de raízes verbais.

Tudo isso faz com que a tradução, especialmente a tradução técnica em turco para qualquer idioma seja realizada cautelosamente. Mas não apenas isso. Além da cultura turca ser pouco conhecida no Brasil, faltam especialistas nessa língua, visto que não existe um curso oficial de turco nas universidades brasileiras. É por essa razão que a All Tasks possui uma equipe especializada em tradução de documentos em turco para qualquer idioma.